Como inspirar a inovação na sua empresa.

A mudança hoje é uma questão de “quando”, e não mais de “se”. Sua empresa vai precisar inovar para sobreviver, então nada melhor do que começar logo e ainda se divertir um pouco no processo. 

Aqui vou sugerir uma sequência de exercícios que vão ajudar a você e a sua equipe a começarem a se relacionar com o processo de inovação sistêmica de forma leve e descontraída.

public.jpeg

Monte um quadro de ideias

Parece simples, mas tem um impacto tremendo na moral do time. Compre um quadro, ou delimite um espaço na parede para post-its de ideias. Encoraje o time a colocar pelo menos uma ideia por pessoa até o final de 15 dias. Lembre a todos que vocês precisam de algum volume pra começar a exercitar.

Faça priorização das ideias

Tire um dia na semana para uma reunião de 1h de priorização. Abra o quadro e debata com o time quais ideias podem partir para testes. Os parâmetros para priorização são diversos, mas sempre incluem esforço, então garanta que o pessoal de execução estará presente nessa reunião.

Dê voz a todos igualmente, entenda os motivos daquela ideia e aproveite pra saber mais sobre as ânsias e vontades do seu time.

Priorize no máximo 2 ideias de esforço médio em princípio, com o tempo você pode aumentar esse número.

Detalhe as ideias

Agora a equipe precisa detalhar a ideia e criar um documento com todos os objetivos e atitudes a serem tomadas para alcançá-los. Monte pequenos times por ideia e defina um prazo de execução  explicando o que você espera.

Mantenha o quadro de ideias vivo, sempre aceitando novas entradas. Na próxima reunião, priorize as ideias e debata as que estão prontas para a ação.

public.jpeg

Entre em ação.

Agora é hora de executar. Para isso você precisa de equipe, um processo e um budget. Marque um café conosco e a gente te ajuda a estruturar essa parte.

Dessa forma, você inicia o processo de inovação sistêmica de forma divertida e inclusiva. Quem sabe se o próximo produto de sucesso não está a caminho?

Mario Campelloinovação, dinâmica