Como enxergar o futuro

Vamos começar deixando de lado os imaginários e falar de futuro que planejamos, executamos e realizamos. A faísca para esse futuro é detectar as oportunidades que temos nas nossas equipes e agir. Que tal expandir sua visão?

O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.

Victor Hugo

Assim como Victor, precisamos enxergar problemas como oportunidades e sermos desbravadores da inovação abraçando problemas com a paixão do romancista.

A fórmula da visão 

Comece com tendências. Junte um grupo de colegas e relacione as tendências que irão impactar sua empresa nos próximos 5 anos. Faça uma lista delas dentro dos seguintes tópicos: negócios, relação com o consumidor e tecnologia. 

É importante entender que uma tendência é um comportamento que tem grandes chances de ser o normal. Você não precisa ser um futurista pra detectar uma tendência, utilize o conhecimento comum e liste o máximo possível.

Depois de lista das as tendências, vamos priorizar. Quais delas tem o impacto mais visível ou que já está acontecendo? Escolham 3 delas para trabalhar.


Problemateca

Você agora vai montar uma problemateca para cada tendência. Escreva o título em uma página, descreva a tendência explicando o que está acontecendo, logo abaixo descreva o impacto nos negócios. Então comece a listar os problemas que esse impacto gera. Tente listar pelo menos 10 por tendência, para ter uma linha de ação mais diversificada.

Volte ao grupo e priorize estes problemas. Pronto! Solucionando estes problemas você caminha para um futuro previsto positivo e rentável para a sua empresa.


Caso queira aproveitar a oportunidade para inovar colaborando com o ecossistema de startups da sua cidade ou país, envie seus problemas para a problemateca. Lá as startups podem te oferecer soluções para estes problemas que vai te ajudar a caminhar mais rápido em direção ao sucesso.


Se quiser realizar essa dinâmica com um mediador certificado, entre em contato conosco e marque seu horário.

Toda empresa merece uma visão positiva do futuro, que a sua seja sempre assim.

Mario Campellodinâmica, futuro